top of page
Acupuntura, Barra de Access, Reiki em Sorocaba - São Paulo | Espaço Kalli
Acupuntura

Melhore sua qualidade de vida com
tratamentos de Acupuntura

Para tratar alterações emocionais, depressão, ansiedade, estresse, dores e patologias físicas ou psíquicas

A acupuntura é um recurso terapêutico que utiliza agulhas específicas visando estimular determinados pontos pelo corpo, para promoção, manutenção e recuperação da saúde.

 

Sua história remete há mais de 2 mil anos e integra as práticas da Medicina Tradicional Chinesa, conhecida como MTC. No Brasil, desde 1995 a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica e já faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares, do Ministério da Saúde.

Acupuntura, Barra de Access, Reiki em Sorocaba - São Paulo | Espaço Kalli
Medicina Chiensa 01.jpg
Ganhos para o corpo e mente

Doenças tratáveis pela Acupuntura

Após vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições do mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou o documento “Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials” no qual expõe os resultados de 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura.

Nesse documento foi analisada a eficácia da acupuntura em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.

  1. distensão muscular - alivio da dor e desaparecimento dos sintomas em 82% dos casos

  2. dor cervical - eficácia em 67% dos casos

  3. pescoço rígido - cura obtida em 80% dos casos após 1 sessão

  4. espondilose cervical - melhora significativa

  5. dor aguda na coluna - melhora imediata da dor, aumento significativo na flexão-extensão das costas, ganho na condição de manter o corpo ereto

  6. dor lombar - eficácia em 72% dos casos (superior à medicação convencional)

  7. ciática - acupuntura distal com agulha superficial: eficácia em 72% dos casos, acupuntura local com agulha profunda: eficácia em 96% dos casos

  8. inflamação no tórax e costelas - cura obtida em 65% dos casos

  9. dor no joelho - eletro-acupuntura: alivio completo da dor em 65% dos casos

  10. “cotovelo de tenista” - eficácia em 62% dos casos, alívio da dor em 80% após a 1 sessão

  11. periartrite no ombro - cura obtida em 66% dos casos

  12. fibromialgia - melhora significativa

  13. fascite na planta do pé - melhora significativa

  14. osteoartrite - eficácia em 61% dos casos (superior à medicação convencional)

  15. artrite reumatóide - acupuntura: alívio da dor e melhora dos sintomas gerais em 65% dos casos, eletro-acupuntura: alívio da dor em 90% dos casos

  16. gota / artrite - melhora em 100% dos casos, redução do ácido úrico similar à medicação convencional

Juliana Budemberg | Acupuntura, Barra de Access, Reiki em Sorocaba - São Paulo | Espaço Kalli
Logo Acupuntura, Barra de Access, Reiki em Sorocaba - São Paulo | Espaço Kalli
Sobre a terapeuta

Juliana e o Espaço Kalli

O Espaço Kalli é um ambiente preparado para te receber, onde você passará seus melhores momentos cuidando de quem mais importa, VOCÊ. Juliana Budemberg é especialista em tratar de suas mazelas físicas e emocionais, promovendo relaxamento, sensação de bem-estar e uma grande melhora em sua qualidade de vida, através de tratamentos baseados em profundos estudos e especializações em ACUPUNTURA, BARRAS DE ACCESS, REIKE, e diversas outras terapias complementares que tornam nosso atendimento uma experiência única e com excelentes resultados!

Blog de Kalli

Diário de uma Terapeuta

Fique por dentro dos benefícios das mais diversas formas de terapias complementares e acompanhe os mais diversos casos que acontecem na clínica.

Logo Acupuntura, Barra de Access, Reiki em Sorocaba - São Paulo | Espaço Kalli
Perguntas Frequentes

As maiores dúvidas sobre Acupuntura

  • ACUPUNTURA DOI?
    A acupuntura para ter seu efeito precisa ter a “sensação de agulhamento” ou seja, ao atingira profundidade correta (e cada um dos pontos tem sua localização precisa no corpo), ocorre a sensação do agulhamento. Esta sensação é subjetiva para cada um, mas não será dor nem ardor. Caso sinta, informe seu medico acupunturista pois pode ser um sinal que a agulha atingiu um pequeno vaso sanguíneo ou um ramo do nervo.
  • ACUPUNTURA SO UTILIZA AGULHAS?
    A definição de acupuntura clássica é o ato de inserir agulhas, ou seja, há a penetração da agulha na superfície do corpo. No entanto, existem outras técnicas afins da acupuntura que utilizam outros itens como a auriculoterapia (sementes de grão de mostarda ou pequenos cristais), Laserterapia (uso do laser medicinal) e alguns tipos de eletroestimulação que utilizam eletrodos sem agulhas; a Moxabustão (aplicação de bastão de moxa contendo a erva Artemísia) e a Ventosa (aplicação de ventosas). Há também a massagem nos pontos de acupuntura que é utilizada em casos em que a acupuntura seja contra-indicada.
  • ACUPUNTURA TEM CONTRA-INDICAÇÕES?
    A acupuntura é um procedimento seguro e benéfico, podendo ser tranquilamente utilizada em recém nascidos, idosos e gestantes (estas com contra-indicações de alguns pontos específicos). Assim sendo, todos podem se beneficiar com a Acupuntura mas devemos fazer a ressalva dos níveis de adoecimento, ou seja, em que estágio do processo de adoecimento o paciente está. Por suposto, níveis mais precoces respondem melhor à Acupuntura e esta pode ser a única forma de tratamento.
  • AGULHAS PODEM TRANSMITIR DOENÇAS?
    A ANVISA agencia nacional de vigilância sanitária determina que as agulhas de acupuntura devem ser descartáveis, ou seja, só podem ser utilizadas em um único paciente e não podem ser reutilizadas. O número de casos de pacientes que adquiriram doenças pelas agulhas de acupuntura como hepatites, meningites, encefalites, etc. tem aumentado em igual proporção à pratica não medica da acupuntura. Os colocadores de agulha acabam reaproveitando as agulhas para outro pacientes ou mesmo para um só, com a finalidade de diminuir o valor da consulta mas acabam prejudicando o paciente. fonte: Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura CMBA
  • AO FAZER ACUPUNTURA, POSSO DEIXAR OS REMÉDIOS DE LADO?
    O único profissional capacitado para alterar ou retirar as medicações é o médico. Ao longo do tratamento por Acupuntura, é esperado que a necessidade de medicações diminua ou até não precise mais mas esta avaliação deve ser feita pelo médico. No caso de doenças crônicas, é provável que a necessidade dos medicamentos continue porem em menores doses. Jamais suspenda medicações por conta própria, ou tome medicamentos que não foram indicados para você. Deixe o médico avaliar você.
  • COMO A ACUPUNTURA FUNCIONA?
    Existem duas maneiras de entender como a Acupuntura funciona. A forma ocidental, cientifica, descreve as bases fisiológicas da acupuntura. A inserção da agulha de acupuntura estimula terminações nervosas que existem na pele e nos tecidos ao redor; este estimulo segue pelos nervos periféricos ate o sistema nervoso central (medula e cérebro) e libera substâncias químicas(neurotransmissores), promovendo efeitos analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular. A Acupuntura também possui ação moduladora sobre as emoções, sistema endócrino e imunológico, atuando em diversas funções orgânicas. A forma oriental, energética, descreve 3 pilares da Medicina Tradicional Chinesa, as Energias Yang e Yin, Teoria dos Cinco Movimentos e Teoria dos Zang Fu (Órgãos e Vísceras). Existem Canais de Energia ou Meridianos pelos quais circula a Energia (Qi) e nos quais situam-se os pontos de acupuntura. As desarmonias são resultados do desequilíbrio das Energias Yang e Yin que afeta a fisiologia energética dos Zang Fu (Órgãos e Visceras), causando sintomas e doenças.
  • COMO É A CONSULTA DE ACUPUNTURA?
    O atendimento não se resume a “colocar as agulhas no corpo”. A consulta de acupuntura é igual a uma consulta medica de qualquer outras especialidade para elaborar uma hipótese diagnostica e sugerir o melhor tratamento. No entanto, o grande conhecimento que tem-se atualmente sobre as doenças, fez com que o médico se especializasse cada vez mais nas pequenas partes e até em determinadas doenças. Assim, tem-se o ortopedista especialista em joelho, o endocrinologista especialista em diabetes, etc. O modelo de atendimento que se instaurou privilegia as partes e as doenças e não mais o paciente. Não há mais o modelo do médico generalista, que conhece e agrega todo o individuo. O médico acupunturista resgata a figura deste médico generalista, que acompanha e avalia também o meio familiar, social, profissional e emocional do paciente. Presta atenção aos distúrbios de humor, à qualidade do sono, gostos e preferencias pelos alimentos, compulsões, horário de aparecimento da dor, etc. A consulta de Acupuntura tende a ser mais longa, ao redor de 1 hora ou mais, pois somente após a conversa (anamnese) completa, o medico formula uma hipótese, confirma no exame físico do paciente e eventualmente solicita exames complementares que porventura haja necessidade. Somente depois disto tudo, com a hipótese diagnóstica confirmada, é que o médico acupunturista decide se a acupuntura é o melhor tratamento para a condição daquele paciente naquele momento. O paciente deve sempre receber o tratamento que mais será eficaz para aquela condição que ele tem. Dependendo do estágio da doença, às vezes é necessário recorrer a medicamentos sim, bem como cirurgias. O paciente deita-se na maca e o médico acupunturista insere as agulhas em determinados locais do corpo (pontos de acupuntura) que irão promover o efeito desejado. O tempo que a pessoa fica com as agulhas é, em média, 30 a 50 minutos. Após a retirada das agulhas, o paciente aguarda alguns instantes pois pode-se sentir tonturas ou sensação de pressão baixa.
  • QUANTAS AGULHAS SÃO COLOCADAS EM CADA SESSÃO DE ACUPUNTURA?
    As agulhas de acupuntura são bem menores do que as agulhas utilizadas para coleta de sangue, vacinas, etc. Elas são feitas de material variados, existindo agulhas de ouro e prata. O calibre (diâmetro) das agulhas são comparáveis ao do fio de cabelo humano. Assim, não há porque ter medo das agulhas. As agulhas de acupuntura são colocadas em determinadas regiões do corpo chamados de pontos de acupuntura e não aleatoriamente. Há quem pense também que o local de colocar a agulha é sempre perto do local da dor ou da doença. Segundo a teoria da Medicina Chinesa, os pontos situam-se em meridianos ou Canais de Energia e o especialista escolhe o ponto ou a combinação de pontos que atenderá à queixa daquele paciente. Os mesmos pontos podem não ser utilizados numa próxima vez, quando o médico avaliará o estado do paciente, considerando o exame do pulso, da língua e os sintomas. Em relação ao número de agulhas, em geral, coloca-se 10 a 15. No entanto, o bom médico especialista em acupuntura utiliza o menor número possível de agulhas, pois tem o diagnóstico preciso para a escolha de pontos exatos.
Acupuntura, Barra de Access, Reiki em Sorocaba - São Paulo | Espaço Kalli
Logo Acupuntura, Barra de Access, Reiki em Sorocaba - São Paulo | Espaço Kalli
Por uma vida melhor

Conquiste o equilíbrio de suas energias no Espaço Kalli

bottom of page